quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Expressionismo


A pintura Expressionista é a representação distorcida da realidade resultando num efeito emocional. A emoção é um impulso sensorial que move um ser humano para uma determinada acção. Pintores como El Greco ou Matthias Grünewald podem ser apelidados de expressionistas, mas na prática, o termo é aplicado somente a artistas século XX.
Denominam-se expressionistas os vários movimentos de vanguarda do início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projectando na obra de arte uma reflexão individual e subjectiva.
Os artistas expressionistas procuraram desenvolver formas pictóricas que exprimissem mais os sentimentos íntimos do que o mundo exterior. A pintura expressionista é intensa, apaixonada e muito pessoal, baseada no princípio de que a tela é um veículo para a demonstração das emoções. As cores violentas, irreais, a par de pinceladas dramáticas, são típicas da pintura expressionista, cheia de vitalidade. Não é surpreendente que Vincent van Gogh, com a sua técnica frenética de pintura e extraordinário uso da cor, tenha sido a fonte para muitos pintores expressionistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário